Desfrutar dos benefícios proporcionados por uma árvore, não tem coisa melhor. Além de criar aquela sombra gostosa pra gente relaxar, as árvores são responsáveis ainda por melhorar a qualidade do ar que respiramos, trazer benefícios à nossa saúde, além de servir de abrigo para pássaros e pequenos animais.
Por esses e outros motivos, o paisagismo, técnica que consiste em criar espaços arbóreos, como forma de recompor os ambientes, vem sendo cada vez mais utilizado nos projetos residenciais e corporativos.
Tal técnica não se resume em apenas recompor os espaços, mas organizar a paisagem, deixá-la esteticamente agradável, harmonizando a interação do ser humano com o meio ambiente.
Segundo recomendações da ONU, é necessário que as cidades contem com pelo menos 16 m² de área verde por habitante para diminuir o estresse urbano. Levando esse dado em conta, a arquitetura paisagística se mostra uma atividade extremamente valorizada, não só nos ambientes externos, como também nos internos.
Tipos de paisagismo
O paisagismo pode ser dividido em 3 tipos:
Paisagismo rural: Que visa ações de preservação e conservação de áreas rurais;
Paisagismo urbano: Voltado para a criação de espaços de lazer, esportes, entretenimento e contemplação, integrando a natureza ao ambiente das grandes metrópoles.
Paisagismo de áreas internas: Que tem como principal missão complementar a decoração de ambientes residenciais ou corporativos. Esse tipo de paisagismo é visto com frequência em jardins externos, jardins de inverno, varandas e terraços.
Vantagens do ambiente arbóreo
Além do benefício estético, de deixar os espaços mais bonitos, os ambientes arbóreos trazem ainda inúmeros benefícios, como, por exemplo, a melhora da qualidade do ar, já que eles trazem mais umidade, refrescam o ambiente e ainda servem de abrigo para pássaros e pequenos animais.
Mas, as vantagens não param por aí. O ambiente arborizado também é capaz de melhorar a saúde mental e produtividade das pessoas. Isso mesmo! De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Queensland, na Austrália, a simples presença de plantas em um escritório pode aumentar a produtividade da equipe em até 15%, enquanto outros estudos apontam que em ambientes arborizados os funcionários são 12% menos estressados do que aqueles que trabalham em escritórios sem preocupação paisagística.
Os estudos também comprovam que estar em ambientes naturais – ou com elementos da natureza – podem reduzir consideravelmente os pensamentos negativos. Um termo utilizado na medicina para isso é o “déficit de natureza”, no qual se encontra os indivíduos que passam muito tempo em ambientes fechados e, por isso, apresentam mais quadros de estresse, enxaquecas e menos rendimento.
Por fim, o paisagismo também é responsável por trazer mais alegria e criatividade aos ambientes. Isso porque o verde somado a outras cores vivas são capazes de tornar o local mais alegre, bonito e agradável.
A simples presença de um vaso de planta é capaz de mudar o aspecto visual e sensorial local. Diante disso, pode-se dizer que a criatividade é estimulada pelo fato dos vegetais serem capazes de alterar o “clima” e a “energia” do ambiente, tornando- o mais leve, alegre e estimulante.
Por esses e outros motivos, o paisagismo tem sido uma opção cada vez mais indicada pelos arquitetos, tanto nos projetos residenciais, como nos empresariais, já que essa técnica traz inúmeras vantagens também no ambiente de trabalho, como vimos.
Se você se interessou pelo assunto e ficou com vontade de criar espaços mais naturais na sua casa ou escritório, continue a leitura, pois vamos trazer algumas dicas importantes para te ajudar a planejar a reforma 😉
Árvore em ambientes residenciais: o que você precisa saber antes de plantar a sua
Antes de pensar em sair plantando árvores no seu jardim ou na varanda do seu escritório, calma! Essa técnica exige uma série de recomendações e precisa ser orientada por profissionais.
A primeira coisa a se pensar é na escolha da espécie de árvore que você vai plantar. Para isso é importante se atentar ao:
- Tamanho e raízes
O tamanho da árvore é uma das primeiras coisas que você deve ter em mente. Prefira árvores de pequeno e médio porte, que atinjam, no máximo, 10 metros de altura. As árvores para jardim com crescimento rápido também são indicadas, assim você obtém o máximo do valor ornamental da espécie em pouco tempo.
Outro detalhe importante que você deve se atentar são para as raízes da árvore escolhida. Algumas espécies possuem raízes profundas que podem comprometer redes de água, esgoto e tubulações de gás. Enquanto outras espécies costumam se sobrepor, podendo até rasgar a calçada. Se atente a este detalhe e peça ajuda a um profissional – biólogo, arquiteto paisagista e engenheiro agrônomo.
- Cuidados e manutenção
As árvores de pequeno porte e crescimento rápido são as que exigem menos manutenção e cuidados com poda e limpeza, por exemplo.
Um cuidado importante na hora de escolher a árvore para calçada é buscar por espécies que não possuam folhas, flores ou frutos venenosos. Outra recomendação é fugir de árvores com espinhos, madeira frágil ou raízes superficiais e invasoras.
Tomando os devidos cuidados você poderá desfrutar da beleza de uma árvore na porta de casa, sem se preocupar em ferir alguém ou prejudicar a estrutura física da calçada.
- Licença ambiental
Por fim, é importante verificar junto com a Prefeitura da cidade onde você mora quais são os tipos de árvores autorizadas para o plantio doméstico. Algumas prefeituras estabelecem espécies de acordo com o projeto urbanístico municipal.
Realizar o plantio, a poda ou a derrubada de árvores sem o consentimento da Prefeitura pode render multas, então não deixe de solicitar a licença antes.
Gostou da ideia? Confira abaixo, então, alguns modelos de árvores pra você se inspirar e trazer para o ambiente doméstico ou empresarial:
Acácia
De flores amarelas que florescem no inverno, a Acácia é uma excelente opção para deixar a casa florida mesmo nos meses frios do ano. Ela é uma árvore de médio porte e pode ser plantada debaixo de fiações, já que seu crescimento não atinge mais do que os 7 metros de altura.
Árvore bordo
Excelente opção para quem busca por uma espécie de alto valor ornamental. Parente da Maple Tree, árvore símbolo do Canadá, a árvore bordo é indicada para plantio em regiões frias, encantando a todos com suas folhas avermelhadas.
Alfeneiro
Quer uma árvore de pequeno porte? Aposte na Alfeneiro, essa espécie não ultrapassa os 3 metros de altura. Muito comum no sul do país, o Alfeneiro se caracteriza pela floração branca.
Candelabro
Que tal uma árvore de flores vermelhas e formato exótico? A Candelabro é uma ótima sugestão. Bonita e exótica, a espécie cresce pouco, atingindo de 4 a 6 metros de altura e servindo, então, como uma ótima opção para plantar em casa.
Cerejeira
Com flores cor de rosa, a cerejeira é muito ornamental e traz uma bela aparência ao ambiente. Sua altura não passa dos 6 metros, sendo, portanto, indicada para o plantio.
Clique aqui e confira agora mesmo nossa linha completa para Floresta e Jardim.
Siga as nossas Redes Sociais e nosso Canal no YouTube para ficar por dentro das novidades, dicas, lançamentos de produtos, como fazer, curiosidades e muito mais.