Como manter sua motosserra conservada: confira algumas dicas!

A motosserra é uma excelente ferramenta para poda e limpeza de terrenos. Ela pode ser utilizada de várias maneiras, tanto no uso doméstico, para os serviços de jardinagem, como de forma profissional, por fábricas e indústrias, que as utilizam em larga escala para limpeza e produções.

Nesta época do ano, período de outono/inverno, com temperaturas mais baixas e com menos chuvas, ela torna-se ainda mais útil, já que essas condições favorecem os serviços de poda. (Clique aqui)

Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que, ao adquirir uma motosserra, não devemos apenas aprender a manuseá-las, mas também, saber realizar a manutenção do equipamento da melhor maneira. Isso irá garantir um uso mais seguro para o proprietário, além de gerar mais vida útil para o utensílio.

Limpeza da motosserra

A limpeza da motosserra depois de cada utilização é a medida de manutenção mais importante para mantê-la em excelentes condições. Isso porque após o uso da motosserra são acumulados resina, serradura e outras substâncias que, em combinação com o lubrificante para correntes, podem provocar problemas sérios.

Por isso, no artigo de hoje vamos dar algumas dicas de como realizar a limpeza de cada parte da motosserra e como fazer sua manutenção, de forma geral, garantindo um uso mais seguro do equipamento e maior vida útil para a peça.

Como realizar a limpeza de cada parte da motosserra?

Filtro de ar

O filtro de ar deve ser limpo uma ou mais vezes ao dia, dependendo das condições de trabalho. Para a sua limpeza, deve-se utilizar gasolina pura sem óleo 2 tempos, água e sabão ou ar comprimido de dentro para fora do filtro. Caso o filtro esteja danificado, substitua-o imediatamente.

Limpeza da tampa do freio

A tampa do freio deve ser retirada para sua limpeza interna, assim como na região do freio, utilizando, para isso, um pincel ou uma estopa.

Sabre

Para a manutenção do sabre, deve-se seguir os seguintes procedimentos:

  • Realizar a limpeza dos orifícios de entrada do óleo lubrificante e canaleta do sabre;
  • Após cada afiação ou troca de corrente, virar o sabre para evitar um desgaste unilateral.

Aletas do cilindro

Quando o bloco do cilindro estiver coberto de serragem ou sujo, ele aquecerá, podendo causar rachaduras e danificar a máquina. Por isso, o item deve ser limpo com uma chave de fenda ou pincel.

Além da limpeza das peças, outras medidas de manutenção também devem ser tomadas, como:

Verificar o funcionamento dos dispositivos de segurança

O funcionamento dos dispositivos de segurança da motosserra como o freio da corrente, proteção das mãos e trava do acelerador devem ser verificados para garantir segurança no uso do equipamento.

Cordão de arranque

O desgaste do cordão de arranque deve ser verificado, e, caso necessário, deve ser substituído para evitar que arrebente durante o trabalho.

Limpeza e reaperto de parafusos

Faça a limpeza geral da motosserra e verifique o reaperto de porcas e parafusos.

Corrente

A corrente deve ser inspecionada e feita a sua afiação, além de verificar também seu tensionamento.

Sistema de lubrificação

Deve-se verificar se o sistema de lubrificação está funcionando corretamente, bem como se o parafuso de regulagem da abertura do óleo está na posição correta. Os procedimentos para verificação da lubrificação devem ser feitos de acordo com os procedimentos descritos anteriormente.

Por fim, são necessários cuidados também com o combustível e armazenamento da motosserra.

Retirando a gasolina

Para garantir que a motosserra não seja guardada com combustível ainda dentro da peça, o que pode prejudicar seu funcionamento no futuro, retire todo o combustível do tanque.

Mesmo após a retirada, ainda pode haver gasolina remanescente na linha de combustível. Por isso, após retirar o combustível do tanque, ligue a motosserra e deixe a máquina gastar toda a gasolina remanescente.

Esse procedimento evita que a gasolina se decomponha dentro da motosserra, causando danos no motor. Retirar toda a gasolina restante também evita que ela permaneça no carburador, o que também pode prejudicar esta parte da motosserra.

Armazenamento

Assim como todas as ferramentas, motosserras precisam ser guardadas em locais limpos, arejados e secos, para evitar ferrugem e outros problemas que ocorrem com o armazenamento incorreto. Outra preocupação deve ser com a proteção do sol: os raios UV vindos do astro-rei podem causar danos à ferramenta.

É válido lembrar que, além de todos estes cuidados que podem ser feitos em casa, é importante também fazer manutenções e revisões periódicas na motosserra com profissionais capacitados para encontrar possíveis problemas e consertá-los antes de causar acidentes ou danificar o equipamento definitivamente.

Gostou do conteúdo? Então coloque em prática agora mesmo essas dicas para manter a sua motosserra com excelentes condições de uso.😉

Clique aqui para conhecer nosso e-commerce e todos os modelos de motosserras disponíveis.


 

Siga as nossas Redes Sociais e nosso Canal no YouTube para ficar por dentro das novidades, dicas, lançamentos de produtos, como fazer, curiosidades e muito mais.

 

POSTS RELACIONADOS

A Oleo-Mac é a mais nova unidade do Grupo EMAK.

Rod. Anhanguera Km 307 + 950mts, Cond. CBP Ribeirão Preto, Galpão 1 – Parque dos Lagos – Ribeirão Preto/SP – CEP: 14093-500
 55 (16) 3600 9900

Todos os Direitos Reservados © 2021 | Oleo-Mac.

Precisa de ajuda? Fale conosco