O verão é a estação mais aguardada para os fãs de plantas e natureza. Afinal, é nesse período que a maioria das flores e frutos florescem, deixando nossos jardins ainda mais belos e com aquele aspecto verdadeiro de vida e cor.
Entretanto, o verão, assim como qualquer outra estação, exige cuidados importantes. Para garantir que suas plantas e flores floresçam e cresçam de forma saudável, é fundamental seguir algumas recomendações. No artigo de hoje, a gente traz algumas dicas de como manter seu jardim cultivado e belo na estação mais quente do ano. Confira!
1) Regue moderadamente
Um erro que muitos cometem é achar que no verão a rega de água nas plantas deve ser excessiva. Errado! Regar as plantas em excesso pode apodrecer as raízes, permitindo a entrada de fungos. Por isso, vale se atentar para o tipo de clima da sua região para não pecar no excesso.
Na maioria dos lugares, o verão é marcado por um período úmido, com alta frequência de chuvas. Nesses casos, as regas podem ser bem espaçadas. Já nas regiões mais secas, as regas devem acontecer quando o sol está mais ameno, logo, nas primeiras horas da manhã ou no fim de tarde.
Nunca deixe para regar seu jardim com o sol muito alto, pois pode ocasionar queimaduras nas plantas e, devido à alta temperatura, a água pode ainda evaporar antes de chegar até as raízes.
Para saber quando as plantas necessitam de água, apalpe o solo e sinta a terra: quando úmida, evite a rega, pois as plantas estarão devidamente hidratadas. Molhe seu jardim apenas quando o solo apresentar calor e secura.
2) Livre-se dos galhos secos
Ninguém merece ter um jardim com aspecto de descuido e abandono, principalmente na estação mais quente do ano. Por isso, vale ficar atento(a) aos galhos secos presentes no seu jardim. Além de causar uma má imagem, eles ainda podem ser maléficos para o crescimento das plantas, já que impedem que os nutrientes sejam distribuídos adequadamente para os galhos que necessitam de crescimento. Sem contar que quando estão muito perto da terra, as folhas secas e os galhos bloqueiam a entrada de ar no solo. Portanto, livre-se deles.
3) Acabe com as pragas
O verão é a época preferida para que pragas, insetos e bactérias se instalem no seu jardim. É importante observar bem suas plantas e prevenir a inserção de novas espécies, a fim de evitar infestações.
Cuidados com a rega, quantidade de sol e adubação são bons aliados para evitar o aparecimento das pragas. Retirar os galhos contaminados também é de extrema importância para que o resto da planta continue saudável.
Além disso, é importante mencionar que opções naturais, como a calda de fumo, costumam ser a melhor escolha diante dos primeiros sinais de infestação. Porém, caso o seu jardim necessite de pulverização, contrate profissionais para ter certeza de que o produto usado será o ideal para as plantas doentes.
4) Adube para as plantas crescerem
A adubação é fundamental durante o verão. Afinal, depois de uma temporada fria, o jardim desperta na primavera e quando chega o verão está a todo vapor metabolizando e absorvendo os nutrientes existentes no solo de forma rápida. Por isso, não deixe de adubar nessa época.
E lembre-se: antes que as plantas possam receber o adubo, a aeração — que é o processo de afofar a terra, para que ela possa respirar – do solo é necessária. Esse é o momento certo para retirar os torrões de terra seca e ervas daninhas, deixando a planta pronta para receber o fertilizante ou o adubo.
5) Atenção com a incidência de sol
É recomendado, sempre, que você pesquise e conheça as flores e plantas que cultiva em seu jardim, para saber o tempo indicado de exposição solar que elas precisam. Cada espécie necessita de um tempo diferente. Por isso, conhecer cada uma delas é fundamental para realizar o cuidado correto e evitar que elas morram.
Você também pode aproveitar a pesquisa para buscar algumas informações relevantes, como: em que ambiente as plantas devem ser criadas, quando regar, qual é o adubo apropriado para a cultivação etc.
Outro cuidado necessário durante o verão é avaliar como o seu jardim está se comportando. Se você notar reações adversas, o ideal é buscar alguma sombra artificial. Além disso, é importante que você aguarde uma época mais propícia para plantar alguma planta ou árvores que consigam fornecer sombra. Assim, você não terá esse problema novamente em outros anos.
6) Faça replantio
Preparar o seu jardim para essa estação quente e tão esperada do ano é fundamental para que você sempre tenha uma área externa aconchegante e atraente. Sem contar que é a melhor estação para dar aquela repaginada, pois estamos falando de uma época de crescimento. Por isso, o replantio é recomendado nessa estação.
Mas não se esqueça de que, ao trocar as plantas de lugar, é preciso ter uma atenção especial com a rega, já que as plantas que passam pelo replantio acabam precisando de mais água do que as outras por causa do sistema radicular, que necessita de uma hidratação maior para que consigam se adaptar ao novo local.
7) Prepare-se quando for viajar
O verão costuma ser também a estação mais utilizada para fazer viagens e tirar férias. Por isso, outro cuidado que devemos ter é em relação aos cuidados com o jardim nos períodos em que estamos ausente.
Existem alguns cuidados bem fáceis que ajudam muito nessa missão. São eles:
- juntar todas as plantas do jardim em um único local que receba luz indireta;
- irrigar as plantas usando uma garrafa pet e um alfinete;
- criar um sistema de irrigação bem simples no quintal, utilizando uma mangueira;
- optar pelo “dry water”, um gel que vira água quando entra em contato com o vaso.
Para saber mais dicas de como manter seu jardim cultivado enquanto você viaja nas férias de verão, clique aqui e leia nosso artigo exclusivo sobre esse assunto.
8) Evite a poda
Por fim, outro cuidado muito importante que devemos ter com o jardim nessa estação tão quente do ano é em relação à poda, que deve ser evitada nesse período. Afinal, é justamente nessa época que acontece a formação e o crescimento dos brotos. Então, ao fazer a poda, o processo natural de crescimento, que é ideal para deixar o seu jardim mais encantador, acaba sendo interrompido,
O indicado é deixar esse trabalho de corte para quando o outono estiver de volta. Mas claro, não deixe de remover os galhos mortos, como foi indicado anteriormente, pois eles prejudicam a distribuição de nutrientes para as partes saudáveis das plantas. Além disso, você pode também aparar as gramas, pois elas crescem mais no verão.
Agora que você já tem as orientações, é só segui-las com muito cuidado para deixar seu jardim ainda mais saudável em uma das estações mais belas do ano!
Siga as nossas Redes Sociais e nosso Canal no YouTube para ficar por dentro das novidades, dicas, lançamentos de produtos, como fazer, curiosidades e muito mais.