O fio de nylon é um acessório fundamental na jardinagem. Presente nas roçadeiras, esse item permite que estas executem sua função de roçar/cortar grama, terrenos e pastos, sendo, portanto, um item imprescindível na limpeza de áreas verdes.
A escolha correta desse produto possibilita que os acabamentos sejam realizados de forma precisa, em locais como: muros, árvores, postes e outros obstáculos.
Entretanto, com uma variedade de tipos de fios de nylon, é importante conhecer as diferenças entre cada um deles e fazer a escolha certa para determinado tipo de serviço, obtendo, assim, a eficiência desejada.
Para te orientar nessa, no artigo de hoje nós apresentamos as diversas categorias de fios de nylon e as indicações de uso de cada uma delas. Confira!
Como escolher um Fio de Nylon?
- Diâmetro
Os fios de nylon se diferenciam, principalmente, em seus diâmetros, ou seja, a espessura do fio. Quanto maior o diâmetro, mais resistência e poder de corte, por isso, a escolha do fio deve ser feita de acordo com o tipo do serviço que será realizado.
Em locais que possuam mato alto e denso, por exemplo, o ideal é optar por fio de corte que tenha um diâmetro maior, diferente de ambientes onde a necessidade envolve apenas o corte de gramado e acabamento de jardins. Nesse último caso, fios com diâmetros um pouco menores já são suficientes.
- Quadrado x Redondo
Além da diferenciação por diâmetro, os fios de nylon também se diversificam entre os formatos quadrado x redondo.
O fio de corte redondo é ideal para o corte de grama e para acabamentos em jardins próximos a obstáculos, como cercas ou árvores. Ou seja, em serviços de manutenção e paisagismo, essa opção é a recomendada.
Entretanto, eles não são aconselháveis quando é preciso uniformidade e acabamentos mais sutis na grama, já que esse tipo de fio possui menos arestas de cortes (cantos), o que gera um efeito de “rasgar” a grama e não efetivamente cortá-la.
Já o fio de corte quadrado é ideal para serviços de roçada mais intensas, em grandes áreas. Isso porque ele tem maior poder de corte durante o trabalho, além de proporcionar maior vida útil. O seu rendimento e vida útil chegam a ser 10% maiores que fio redondo com a mesma medida, por isso são indicados para trabalhos mais intensos, como o corte de grama, ervas daninhas e vegetação densa.
- Fio de Nylon Titanium (exclusivo Oleo-Mac)
Na Oleo-Mac nós produzimos ainda uma terceira categoria de fio de nylon EXCLUSIVA, que é a linha Titanium.
Com caraterísticas únicas, a linha Titanium se apresenta como uma categoria superior às demais, já que apresenta mais resistência e durabilidade, garantindo um serviço de corte ainda mais eficiente.
Entre os fios Titanium, há duas categorias: blister e bobina. E em cada uma delas, há as opções de fio redondo ou quadrado, de 2,7 ou 3,0mm de diâmetro.
Clique aqui e conheça o Fio de Nylon Bobina Titanium.
Clique aqui e conheça o Fio de Nylon Blister Titanium.
A Oleo-Mac também comercializa os fios de nylon amarelo nas variações: blister amarelo, mini blíster amarelo e bobina amarelo.
Clique aqui e conheça todos os fios de nylon da Oleo-Mac.
Agora que você já conhece os tipos e as indicações de uso de cada fio de nylon, já pode escolher o modelo que melhor te atenda para os seus serviços de jardinagem. Mas, antes disso, apresentaremos abaixo as principais dúvidas dos consumidores sobre o uso do fio de nylon, a fim de te orientar melhor na utilização e manutenção desse item. Confira:
Como colocar ou trocar o fio de corte da roçadeira?
Para trocar o fio de corte da roçadeira, desligue o equipamento, retire o carretel e abra sua tampa.
Após a retirada do fio a ser substituído, basta seguir os seguintes passos:
- Com os carretéis automáticos Oleo-Mac não é preciso removê-lo da roçadeira;
- Passe o fio pelo ilhós de um lado para o outro e alinhe as pontas para que fiquem do mesmo tamanho;
- Gire-os no sentido horário até que quase todo o fio esteja dentro do carretel;
- Em menos de 20 é possível realizar esse processo e está feita a troca.
Como tirar o fio da roçadeira?
Para tirar o fio da roçadeira, o primeiro passo está em retirar o carretel e abrir a sua tampa.
Com a utilização de uma chave de fenda por baixo das duas entradas observáveis do carretel, force para essa ser aberta. A tampa irá se soltar e basta que você retire a parte de dentro para extrair o fio.
Por que o fio é arrebentado?
O fio das roçadeiras podem arrebentar em função das seguintes situações:
● Má instalação do fio no equipamento;
● Aquecimento indevido;
● Utilização constante em velocidade máxima;
● Variação exagerada na rotação do motor.
Por isso, é importante se atentar para a instalação e uso correto dos fios e dos equipamentos cortadores. Para isso, é fundamental ler o manual de uso, tanto do fio, como das roçadeiras. E caso aconteça algum problema, procurar a assistência mais próxima ou orientação do fabricante para o conserto.
Siga as nossas Redes Sociais e nosso Canal no YouTube para ficar por dentro das novidades, dicas, lançamentos de produtos, como fazer, curiosidades e muito mais.