Motosserra: cuidados que você deve ter antes, durante e após o uso 

A motosserra é um equipamento extremamente eficaz no processo de poda e limpeza de árvores, principalmente. Ela pode ser utilizada tanto de forma doméstica, para garantir a limpeza de jardins, como também de forma profissional, como as grandes indústrias madeireiras e de celulose que as utilizam para produção de madeira, papel, entre outros materiais. 

Nesta época do ano, com as temperaturas mais baixas, o uso da motosserra torna-se ainda mais produtivo, pois, com os galhos mais secos e robustos, a poda é realizada com mais facilidade e produtividade.  Além disso, a execução desse serviço no inverno é capaz de gerar ainda mais segurança para as próximas estações, já que nos períodos mais chuvosos, como no verão, as vegetações sem poda trazem riscos de queda e acidentes. 

Por esse motivo, o inverno é considerado o melhor período para você adquirir e usar sua motosserra, garantindo, assim, o cultivo e desenvolvimento da vegetação, além de proporcionar uma boa aparência à área e ainda tornar o ambiente mais seguro. 

Agora que você já sabe a importância da motosserra e as vantagens de utilizá-la no inverno, é necessário conhecer as recomendações de uso. Afinal, este é um equipamento sério, que requer conhecimento e técnicas para garantir um uso seguro e eficaz. 

O que você precisa saber antes de manusear sua motosserra?

1 – Registre sua motosserra e obtenha licença de uso  

O primeiro passo que você deve seguir ao adquirir uma motosserra é obter cadastro válido no Cadastro Técnico Federal (CTF) e a Licença no IBAMA para utilizá-la  

Ao utilizar uma motosserra sem registro ou sem licença, o proprietário do equipamento está sujeito a penas de 3 meses até um ano de detenção, além de pagar multa no valor de R$1.000. Para garantir que isso não aconteça, é necessário que o proprietário, primeiro, se cadastre no CTF. Depois, com o cadastro ativo, adquirir a licença. Para isso, basta ir até o site do IBAMA no menu de “Serviços”, clicar em “Licenças” e selecionar “Porte e Uso de Motosserras”.  

Todo o processo para obter a licença é feito pelo próprio usuário, de forma online, no site do IBAMA e não há exigência de critérios prévios para a concessão da licença. Basta preencher os dados solicitados no site (marca da motosserra, modelo, nº de série, da nota, etc) e pagar uma taxa no valor de R$81,40. Depois que o pagamento for registrado, a licença entra em vigor e tem a validade de 2 anos. Quando a licença expirar, é só repetir os mesmos passos no site do IBAMA.   

Vale lembrar que a motosserra deve estar em plenas condições de uso e continuar sendo propriedade da mesma pessoa física ou jurídica inscrita e regularizada no CTF.  

2 – Leia todo o manual do produto antes de utilizá-lo pela primeira vez

Assim como qualquer outro equipamento, com a motosserra também é indispensável ler o manual de uso antes de manuseá-la. Dessa forma, você aprende todas as aplicações, funcionalidades e a melhor maneira de operá-la.  

No manual também contém instruções muito importantes sobre a manutenção preventiva do equipamento, assim como informações relevantes sobre o manuseio seguro. Portanto, não deixe de lê-lo.  

3 – Analise toda a área ao redor do local de uso  

Antes de utilizar a motosserra, é importante analisar toda a área de trabalho para se proteger dos possíveis riscos de acidente. Confira as condições do clima, a inclinação do terreno e todos os outros obstáculos presentes no local.  

Certifique-se de que não há pessoas desautorizadas na área, como crianças e animais. Caso houver, garanta que mantenham uma distância mínima de 15 metros da motosserra.  

Planeje seu trabalho e evite acidentes!  

4 – Use todos os EPIs indicados para manuseio da motosserra  

Para utilizar sua motosserra com segurança você vai precisar de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como:  

●        Capacete;  

●        Protetor auricular;  

●        Óculos de proteção;  

●        Protetor facial;  

●        Calça de proteção;  

●        Camisa de manga longa; e  

●        Botas antiderrapantes com biqueira de metal.  

O uso de cada um deles é fundamental para garantir a segurança do operador, evitando acidentes graves ou qualquer situação que coloque sua vida em risco.  

5 – Opere e carregue a motosserra da maneira correta  

Aqui vão 5 instruções de como operar a motosserra de maneira correta:  

  • Ao utilizar a motosserra, mantenha, sempre, as duas mãos nela. Ao ligá-la, uma mão deve segurar a alça de apoio e a outra o cabo de partida. Nunca trabalhe com uma só. 
     
  • Antes e depois de usar seu equipamento, você deve segurá-lo e transportá-lo com segurança. Quando estiver se movimentando em terrenos planos, o sabre deve ficar apontado para trás. Ao menos em regiões inclinadas. Neste caso, coloque-o para frente. 
     
  • Utilize a capa protetora das lâminas sempre que a motosserra estiver desligada. Quando estiver operando a motosserra, mantenha o corpo ereto, com apoio e equilíbrio adequado. Nunca utilize o equipamento acima das linhas dos ombros. Mantenha seu corpo sempre a uma distância segura e tome muito cuidado com o rebote que o equipamento causa ao cortar madeiras finas, como galhos e outros arbustos.
     
  • É indispensável interromper o trabalho imediatamente ao notar qualquer anormalidade no funcionamento. Se isso acontecer, procure assistência técnica autorizada e corrija o problema antes de voltar a usá-lo. 

Além de todas estas orientações no uso, é importante também executar as recomendações de manutenção do aparelho, para garantir uma boa vida útil ao equipamento. Confira, abaixo, os principais cuidados de manutenção que você deve ter com sua motosserra: 

  1. Verifique o funcionamento dos dispositivos de segurança 

O funcionamento dos dispositivos de segurança da motosserra como o freio da corrente, proteção das mãos e trava do acelerador devem ser verificados para garantir segurança no uso do equipamento. 

  1. Cordão de arranque 

O desgaste do cordão de arranque deve ser verificado, e, caso necessário, deve ser substituído para evitar que arrebente durante o trabalho. 

  1. Limpeza e reaperto de parafusos 

Faça a limpeza geral da motosserra e verifique o reaperto de porcas e parafusos. 

  1. Corrente 

A corrente deve ser inspecionada e afiada para garantir um bom corte. É importante verificar também seu tensionamento. 

  1. Sistema de lubrificação 

Deve-se verificar se o sistema de lubrificação está funcionando corretamente, bem como se o parafuso de regulagem da abertura do óleo está na posição correta. Esses itens são fundamentais para o bom funcionamento da ferramenta. 

Agora que você já está ciente de todos os cuidados que deve ter antes, durante e após o uso da sua motosserra e já entendeu a importância do equipamento para os serviços de jardinagem, tá na hora de adquirir a sua! 

Clique aqui e conheça todos os modelos de motosserra da Oleo-Mac. Aproveite e leia este artigo para entender as principais diferenças entre cada uma delas. 

Facebook Instagram Linkedin Youtube

POSTS RELACIONADOS

A Oleo-Mac é a mais nova unidade do Grupo EMAK.

Rod. Anhanguera Km 307 + 950mts, Cond. CBP Ribeirão Preto, Galpão 1 – Parque dos Lagos – Ribeirão Preto/SP – CEP: 14093-500
 55 (16) 3600 9900

Todos os Direitos Reservados © 2021 | Oleo-Mac.

Precisa de ajuda? Fale conosco