Qual a árvore mais plantada no Brasil e por quê? 

Existem centenas de espécies de árvores no Brasil e no mundo. Mas você sabe qual a mais plantada no nosso país? Entre os diversos tipos de plantas cultivadas no Brasil, o eucalipto se tornou a mais plantada. No artigo de hoje nós te explicamos porquê! 

História do eucalipto no Brasil 

Acredita-se que o eucalipto tenha chegado ao Brasil por volta de 1825, sendo que os primeiros exemplares foram plantados como ornamentais no estado do Rio de Janeiro, onde até hoje é possível encontrar no jardim botânico da capital fluminense. 

Algum tempo depois, em 1868, no estado do Rio Grande do Sul, foram realizados plantios utilizados como quebra-ventos e para gerar lenha. O engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade iniciou o estudo e cultivo da espécie em larga escala, por volta de 1909. 

Mas por que o eucalipto se tornou a árvore mais plantada do Brasil? 

O Brasil é referência mundial em cultivo de eucalipto, estando entre os principais produtores de celulose, papel e painéis de madeira. 

O setor brasileiro apresenta a maior produtividade, medida em volume de madeira produzida por unidade de área ao ano, e a menor rotação do mundo, que equivale ao tempo decorrido entre o plantio e a colheita das árvores. 

Enquanto em países de clima temperado, como o Canadá, este tempo pode chegar a mais de 30 anos, no Brasil, o período entre plantio e colheita é de apenas 6 ou 7 anos, tornando-se este um dos motivos pela espécie ser a mais cultivada por aqui. 

Portanto, a alta produtividade de madeira, os custos baixos e as maiores taxas de retorno do investimento conferem grande atratividade ao cultivo do eucalipto, tornando os principais motivos por transformar a espécie na mais cultivada no território brasileiro. 

Eucalipto em números no Brasil 

A produtividade média do eucalipto no Brasil está na casa de 36 m³/ha/ano, mas há situações em que este número pode chegar a 70 m³//ha/ano. As florestas plantadas representam menos de 1% do território nacional, mas são responsáveis por mais de 90% de toda a madeira utilizada para fins produtivos. 

Os plantios de eucalipto ocupam 5,7 milhões de hectares e estão localizados principalmente nos Estados de Minas Gerais (24%), de São Paulo (17%) e do Mato Grosso do Sul (16%). 

O setor de árvores plantadas no Brasil, liderado pela eucaliptocultura, representa 1,3% do PIB bruto nacional e 6,9% do PIB industrial, gerando mais de 513 mil empregos diretos e cerca de 3,8 milhões indiretos. Somos o segundo maior produtor mundial de celulose, atrás apenas dos EUA. 

Agora que você já sabe qual a árvore mais plantada no nosso país, que tal aprender como cultivá-la e desfrutar dos benefícios que a espécie pode trazer? 

Principais finalidades do eucalipto 

O eucalipto é cultivado para os mais diversos fins, como produção de papel, celulose, lenha, carvão, aglomerado, serraria, óleos essenciais para indústrias farmacêuticas, produção de mel, ornamentação e quebra-vento, entre outros. 

Devido à sua resistência, durabilidade, qualidade e variabilidade na cor, densidade, forma, dureza, dentre outros, seu uso como madeira é útil em muitas aplicações. 

A madeira serrada, por exemplo, é utilizada para confecção de pisos, fabricação de móveis, etc. Na indústria, é utilizado como fonte de celulose, sendo o Brasil, o segundo maior produtor mundial. Além disso, os óleos destilados das folhas de eucalipto são utilizados para aromaterapia e em perfumes. 

Que tipo de espécie plantar? 

A espécie e o manejo adotado dependem da finalidade do plantio e das condições da região. Abaixo, listamos as principais finalidades do eucalipto e a espécie mais indicada para cada uma delas: 

  • Produção de lenha e de carvão vegetal: Eucalyptus camaldulensis, E. deglupta, E. globulus, E. tereticornis, E. urophylla, E. paniculata, E. pellita, E. pilularis, E. citriodora, E. maculata, E. exserta, E. brassiana, E. crebra, E. tesselaris, E. saligna, E. cloeziana e E. grandis. 
  • Produção de celulose: Eucalyptus alba, E. saligna, E. grandis, E. urophylla, E. globulus e E. dunnii. 
  • Serraria: Eucalyptus grandis, E. Dunii, E. saligna, E. resinífera, E. urophylla, E. citriodora, E. maculata, E. paniculata, E. cloeziana, E. camadulensis, E. globulus, E. propínqua, E. punctata, E. tereticornis, E. pilularis, E. maidenii, E. microcorys e E. robusta. 
  • Construções: Eucalyptus alba, E. camadulensis, E. cloeziana, E. citriodora, E. deglupta, E. maculata, E. microcorys, E. paniculata, E. botryoides, E. pilularis, E. resinifera, E. robusta, E. tesselaris e E. tereticornis. 
  • Móveis: Eucalyptus saligna, Eucalyptus grandis, E. deglupta, E. dunnii, E. camaldulensis, E. tereticornis, E. citriodora, E. maculata, E. microcorys, E. paniculata, E. pilularis, E. resinifera e E. exserta, além de vários dos híbridos de Eucalyptus. 

Em qual época do ano é mais indicado plantar o eucalipto? 

É recomendado que a implementação da cultura seja realizada nos períodos mais chuvosos do ano, pois as mudas demandam de solo mais úmido para se firmarem e desenvolverem, o que reduz as perdas de árvores por morte da raiz. Assim, os meses de setembro, outubro, dezembro, janeiro e fevereiro são os mais apropriados para o plantio de eucalipto. 

As mudas podem ser obtidas por sementes ou por meio de clonagem. Os clones apresentam maior uniformidade nas suas características e rendimento superior. Além disso, possuem características como resistência a pragas e doenças conhecidas, na maioria dos casos. 

Gostou de aprender sobre o eucalipto? Ficou interessado em cultivar essa espécie? Antes disso, visite o site da Oleo-Mac, conheça os produtos e acessórios das nossas linhas e adquira as melhores ferramentas para um excelente cultivo! 

Facebook Instagram Linkedin Tiktok Youtube

POSTS RELACIONADOS

A Oleo-Mac é a mais nova unidade do Grupo EMAK.

Rod. Anhanguera Km 307 + 950mts, Cond. CBP Ribeirão Preto, Galpão 1 – Parque dos Lagos – Ribeirão Preto/SP – CEP: 14093-500
 55 (16) 3600 9900

Todos os Direitos Reservados © 2021 | Oleo-Mac.

Precisa de ajuda? Fale conosco