Qualquer pessoa que seja proprietária de uma área verde, seja em sua residência, sítio, ranchos, chácaras, empresa, etc, deve se preocupar em roçar o terreno com certa frequência. Afinal, um terreno sem roçamento pode acumular pragas e insetos, que, além de trazer doenças, podem contaminar o solo e prejudicar o cultivo da flora e de alimentos, caso seja uma área agricultável.
Além dos malefícios para a saúde e a natureza, a falta de limpeza de áreas verdes pode causar também prejuízos financeiros, já que a legislação municipal penaliza, através de multas, os proprietários de imóveis que possuem terrenos em más condições de limpeza.
Em São Carlos, município do interior de São Paulo, localizado à aproximadamente 100 km de Ribeirão Preto, as multas por falta de limpeza em terrenos particulares somaram R$ 883.294,54 no ano de 2022. Segundo a administração municipal, foram 2.957 notificações e autuações para 2.574 proprietários de terrenos, entre janeiro e dezembro do ano passado.
Portanto, manter os terrenos, tanto os particulares, como aqueles utilizados para fins de cultivo, em boas condições, é mais do que necessário para promover qualidade de vida à comunidade, garantir a saúde de pessoas e animais que convivem no local, além de beneficiar a agricultura.
Mas como, então, devemos roçar os terrenos e garantir a limpeza e higiene desses locais?
Hoje em dia, graças ao avanço tecnológico, existem várias formas diferentes de se roçar um terreno. As opções mais tradicionais, que se dão com o uso de enxadas e foice ainda existem, mas não são as únicas alternativas para realizar esse serviço. Atualmente, temos a nossa disposição, aparelhos elétricos e a combustível que garantem mais praticidade na limpeza dessas áreas.
Entretanto, cada um desses equipamentos possuem indicações de uso diferentes. Entenda, abaixo, em quais situações cada um deles é recomendado:
Enxada e foice
A enxada e a foice são os métodos mais tradicionais para roçamento de terrenos. Essas opções acabam sendo escolhidas devido ao seu baixo custo, comparado aos outros equipamentos. Entretanto, elas só são indicadas para áreas pequenas e com solo macio, sem a presença de pedras. Em terrenos irregulares e muito extensos o uso dessas ferramentas acaba se tornando inviável.
A foice também é útil para terrenos que estão muito sujos, com mato alto, podendo ser utilizada como primeira limpeza e, depois que o mato estiver mais contido, usar outro método para complementar o trabalho.
A principal desvantagem da enxada e da foice é que elas exigem um desgaste físico maior do trabalhador, já que são feitas com o uso da força e levam mais tempo para concluir o trabalho. Além disso, essas ferramentas apresentam risco de lesões e acidentes, exigindo capacitação do trabalhador para manuseá-las.
Roçadeira e cortadores de grama
A roçadeira e o cortador de grama são opções mais modernas e viáveis para a maioria dos casos, já que esses equipamentos aumentam a produtividade do serviço, visto que com eles a limpeza é feita de forma muito mais rápida e ainda garantem maior segurança ao trabalhador, já que esses materiais oferecem menos riscos de acidentes e lesões.
A roçadeira e o cortador são indicadas para roçar terrenos mais extensos, os quais com os materiais convencionais o serviço levaria mais tempo e exigiria mais do profissional. Contudo, não são recomendados para limpar locais com entulhos, uma vez que as pedras podem comprometer o funcionamento da máquina e ainda causar acidentes.
Trator com roçadeira
Para um terreno muito extenso, vale ainda contar com a ajuda de um trator com roçadeira. Esse equipamento, por ser bem maior do que a roçadeira convencional e o cortador de grama, é capaz de roçar áreas maiores em um intervalo de tempo menor, garantindo mais produtividade no serviço. Entretanto, esse tipo de material possui um custo bem mais elevado do que os demais, tornando-se inviável em muitos casos.
Terraplanagem
A terraplanagem é indicada para quando existe a intenção de limpar e, ao mesmo tempo, nivelar o terreno. Geralmente, o serviço é contratado quando o proprietário do terreno deseja iniciar uma obra no local. Porém, assim como o trator com roçadeira, esse método também apresenta um alto custo, chegando a custar até 5 mil reais para uma área de mil metros quadrados.
Em vista de todas as opções, as roçadeiras acabam se apresentando como opções mais vantajosas na maioria dos casos, permitindo um serviço mais prático e eficiente.
Aqui na Oleo-Mac nós comercializamos 8 categorias distintas de roçadeiras. Conheça algumas delas:
Roçadeira BCH 25 S e BCH 25 T
Projetadas para trabalhos na agricultura, doméstica e menores, a roçadeira BCH 25 S e 25 T contam com um excelente custo-benefício. Se o seu terreno é pequeno e possui pouca irregularidade, exigindo um serviço mais simples, esses equipamentos são ideais. Confira algumas características desses modelos:
• Bobina digital com controle eletrônico, que facilita inicializar e melhorar o desempenho, garantindo uma combustão sempre uniforme e baixo consumo de combustível;
• Filtro de papel grande, que retém mais impurezas e evita a passagem de micropartículas graças às articulações;
• Sistema de amortecimento feito com elementos de borracha no guidão e no flange da transmissão, que diminui as vibrações e o barulho transmitidos ao usuário;
• Corte limpo e desempenho estável mesmo com vegetação muito consistente.
Clique aqui e saiba mais sobre a roçadeira BCH 25 T
Clique aqui e saiba mais sobre a roçadeira BCH 25 S
Roçadeira BCH 40 T
Para serviços que exigem um pouco mais de complexidade, como terrenos mais extensos, áreas profissionais, etc, a BCH 40 T é a mais indicada. Com características mais sofisticadas, esse modelo atende serviços que exigem uma limpeza maior.
Confira suas principais características:
• Máquina dotada de comandos primer e afogador, para facilitar a partida;
• Bobina digital com controle eletrônico;
• Eixo cardam com 6 buchas de bronzina auto lubrificantes;
• Sistema ante vibrante na abraçadeira do guidão;
• Tampa do filtro de ar basculante, com parafuso na parte superior para abertura;
• Ampla proteção de metal do tanque de combustível;
Roçadeira BCH 50 T
Caracterizada por um importante nível de potência e um torque linear do motor mesmo em baixas rotações, a BCH 50 T é a escolha ideal para os trabalhos mais exigentes, como limpeza de terras agrícolas, grama espessa, galhos ou arbustos.
As soluções técnicas adotadas garantem uma qualidade constante ao longo do tempo. Confira as principais particularidades desse modelo:
• Diâmetro do tubo de transmissão de 32 mm;
• Eixo cardam com 6 buchas de bronzina autolubrificantes;
• Máquina dotada de comandos primer e afogador, para facilitar a partida;
• Bobina digital com controle eletrônico;
• Sistema de arranque EASY START: Reduz o retrocesso e garante um elevado conforto;
• Com o sistema Always On, a chave liga/desliga retorna automaticamente;
• Sistema ante vibrante na abraçadeira do guidão;
• Ampla proteção de metal do tanque de combustível.
Clique aqui e confira a linha completa de roçadeiras à combustão da Oleo-Mac, indicadas para os mais diversos tipos de serviços e áreas.
Siga as nossas Redes Sociais e nosso Canal no YouTube para ficar por dentro das novidades, dicas, lançamentos de produtos, como fazer, curiosidades e muito mais.