O período de mais festividades do ano chegou. Dezembro é o mês marcado pelas confraternizações e festividades, com família, amigos e colegas de trabalho. Para muitos, é uma época de reflexão, agradecimento e planejamento para o próximo ano.
Para celebrar as conquistas de 2023 e curtir um tempo com a família, muitos aproveitam também para viajar nessa época do ano. E claro que não há coisa melhor do que pegar a estrada ou embarcar com a família para aquele destino desejado e curtir umas férias merecidas.
Porém, é nessa época também, devido à ausência com viagens e festas, que muitas pessoas acabam deixando de lado os cuidados com o cultivo de plantas e jardim, levando, inclusive, à perda de flores e frutos. Para evitar que isso aconteça na sua residência, preparamos, no texto de hoje, 08 dicas de como manter seu jardim cultivado enquanto você curte as férias longe de casa. Confira:
- Não coloque água a mais no seu jardim
Um erro que muitos cometem quando vão viajar, é regar as plantas ou jardim com uma quantidade exagerada de água, para compensar os dias que o local não receberá hidratação. Essa tática, porém, não é inteligente, pois as plantas só absorvem a água necessária para o momento, o restante é armazenado no fundo do vaso e ainda pode apodrecer as raízes. Portanto, ao sair de viagem, nada de deixar água a mais seu jardim ou vaso.
- Regue as plantas por capilaridade
Como dito anteriormente, jogar uma quantidade exagerada de água no jardim ou nos vasos antes de viajar não é uma boa estratégia. Ao contrário disso, você pode usar a técnica da capilaridade para manter suas plantinhas hidratadas, enquanto está ausente.
Tal técnica consiste em colocar uma vasilha com bastante água e estender um barbante que vá do vaso à vasilha. Dessa forma, a água vai por capilaridade da vasilha cheia dela até o vaso, chegando a hidratar as raízes da planta de forma gradual.
Para ser mais eficaz, e aproveitar gravidade, escolha uma vasilha mais larga e baixa, e coloque-a acima dos vasos. Não se esqueça de cobrir o recipiente com uma tampa ou plástico para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Vale lembrar que essa técnica é válida para plantas que não precisam de tanta água para serem hidratadas, como cactus e suculentas.
- Hidrate seu jardim com folhas de jornal
Umedeça 5 folhas de jornal com bastante água e coloque em cima da terra do jardim ou do vaso da sua planta. As folhas de jornal protegem o solo do sol e ajudam a manter a terra úmida. Se tiver cascas de árvore ou pedras, coloque-as em cima do jornal. Isso ajuda a manter as folhas molhadas por mais tempo.
- Garrafa de água de cabeça para baixo
Outra forma de regar seu jardim ou plantas é através de uma garrafa d’água. Encha a garrafa e crave-a de cabeça para baixo na terra do jardim ou do vaso. Se a garrafa for de plástico, faça um furo na extremidade inferior para não criar vácuo e permitir que a água saia devagar, molhando a terra aos poucos.
- Suspenda a adubação antes da viagem
Outra dica importante que você deve colocar em prática antes de viajar é suspender a adubação do seu jardim dias antes da viagem. Afinal, é importante preparar o solo para os dias em que ficará sem os cuidados. Portanto, o ideal é que a adubagem seja suspendida umas duas semanas antes de sair de viagem.
Dessa forma, as plantas vão crescer mais lentamente, necessitando de menos água e você vai ganhar um tempo a mais para aproveitar os dias de folga.
Nessas semanas anteriores, aproveite também para tirar as folhas e os galhos secos que prejudicam o crescimento dos frutos.
- Coloque as plantas ao ar livre
Se você vai viajar, o ideal é colocar até mesmo as plantas que costumam ficar dentro de casa ao ar livre, para que recebam ventilação, calor e luz natural. Eventualmente, elas podem acabar sendo naturalmente irrigadas pela chuva, e, assim, sentirão menos a sua falta.
Mas atenção: é importante que o local seja arejado e seguro! Desse modo, a incidência de luz solar deve ser parcial, para que não afete o aproveitamento do orvalho.
- Use um gel especial para manter a terra úmida
Se você não tem tempo para seguir os métodos anteriores e equipar seu jardim para mantê-lo hidratado durante suas férias, é possível recorrer a maneiras mais simples e práticas, como usar produtos que forem inventados justamente para essas ocasiões. Um deles é o gel especial, que tem a função de manter a terra molhada por mais tempo, sendo bem útil nesses casos. Você pode encontrar em lojas de artigos de jardinagem ou até mesmo em vendas online.
8. Invista em sistemas de irrigação
Outra forma prática de garantir a hidratação do seu jardim enquanto está ausente, é através de sistemas apropriados de irrigação. Vale usar métodos de microirrigação ou até mesmo recorrer a sistemas de irrigação programada, com um timer que permita que a rega seja planejada.
Além disso, hoje em dia há sistemas irrigadores capazes de distribuir água para diferentes vasos, por meio de pontos de gotejamento. Assim a rega é feita como se deve: aos pouquinhos, sem exagero, garantindo o crescimento saudável das flores e frutos.
Gostou das dicas? Agora é só se planejar e colocar tudo em prática antes de sair de viagem para garantir que seu jardim se mantenha cultivado e hidratado durante suas férias 😉
Siga as nossas Redes Sociais e nosso Canal no YouTube para ficar por dentro das novidades, dicas, lançamentos de produtos, como fazer, curiosidades e muito mais.