Ter um jardim bem cuidado em casa é algo que vai muito além da estética. Decorar o ambiente, deixando-o mais bonito e harmônico não é a única função do paisagismo. Essa prática também é capaz de melhorar a nossa saúde física e mental, trazendo ainda mais produtividade à rotina profissional.
Benefícios da jardinagem
Os estudos também comprovam que estar em ambientes naturais – ou com elementos da natureza – pode reduzir, consideravelmente, os pensamentos negativos. Indivíduos que passam muito tempo em ambientes fechados apresentam mais quadros de estresse, enxaquecas e menos rendimento.
Por fim, o paisagismo também é responsável por trazer mais alegria e criatividade aos ambientes, já que o verde, somado a outras cores vivas, é capaz de tornar o local mais alegre, bonito e agradável.
Agora que já sabemos os benefícios de ter uma área verde em casa, é preciso aprender a cultivá-la, afinal, um jardim sem cuidados, além de não trazer todos essas vantagens citadas, traz ainda malefícios à nossa saúde, já que pode levar a proliferação de pragas e insetos, além de contaminar o ar com a falta de limpeza.
Se você cultiva ou deseja cultivar a jardinagem em casa, confira abaixo, 7 ferramentas que você precisa adquirir para manter a limpeza do jardim em dia!
- Luvas
Manusear a terra é algo que pode causar bagunça e sujeira, por isso, um bom par de luvas é essencial para que você possa colocar a “mão na massa” sem se sujar.
Além disso, essa também é uma ótima medida para proteger a pele contra espinhos ou espécies que podem causar reações alérgicas. Por isso, não deixe de adquirir esse item antes de começar os trabalhos.
- Regador ou mangueira
Regar as plantas é uma das etapas mais importantes do cultivo e, para isso, o uso de um regador é mais do que essencial. Ele permite regar as plantas individualmente, além de dosar a quantidade de água, para evitar desperdícios.
Mas se o seu jardim for muito extenso, prefira o uso de uma mangueira, que proporcionará uma rega mais abrangente e equilibrada, facilitando o seu trabalho.
- Pá
Essa talvez seja uma das ferramentas mais importantes para o cultivo de um jardim.
Sua versatilidade permite a realização de diversas tarefas, como, por exemplo: abrir os buracos necessários para o plantio, trocar plantas de lugar sem machucá-las, colocar ou retirar o adubo… enfim, são diversas funcionalidades.
É válido lembrar que existem dois tipos principais de pás: a mais larga, que é indicada para transportar plantas, vegetais e grandes quantidades de terra, e a mais estreita, que é recomendada para mexer em vasos menores.
- Ancinho
O ancinho é muito utilizado na preparação do solo, deixando-o mais fofo, areado e facilitando o seu manuseio. Além disso, ele também é muito útil para remover as folhas secas que caem na terra.
- Pulverizador
O tratamento das plantas também exige o uso de pesticidas e inseticidas para agir no controle de pragas. E para a aplicação desses produtos, o acessório mais recomendado é um pulverizador, que tem a capacidade de direcionar o jato para uma área específica da planta, proporcionando maior assertividade e melhor controle.
- Sacho
Essa ferramenta possui duas lâminas, uma larga e outra achatada. A larga serve para fazer capinas em locais estreitos e a achatada, que possui o formato de V, auxilia na remoção de raízes profundas.
Além disso, o sacho também serve para desterrar o solo e afastar ervas daninhas.
- Tesoura de poda
A poda é uma das etapas mais importantes da manutenção de jardins, afinal, ela é essencial para que as plantas cresçam fortes e saudáveis.
Para realizar essa tarefa, é necessário utilizar uma tesoura específica para a poda, que possui um design especial, pensado para facilitar a tarefa e não machucar as plantas.
Agora que você já sabe quais são os benefícios da jardinagem e conhece as ferramentas necessárias para cultivar sua área verde, é só botar a mão na massa!
Siga as nossas Redes Sociais e nosso Canal no YouTube para ficar por dentro das novidades, dicas, lançamentos de produtos, como fazer, curiosidades e muito mais.